quinta-feira, 23 de maio de 2013

Gaúchos Seninha e Ribeiro fizeram primeiro treino com carro da Stock Light, em Tarumã

Tarumã recebeu carros da Stock Light para "shakedown"

O Autódromo de Tarumã foi palco, hoje, do primeiro treino (que hoje em dia recebe o "fresco" apelido de shakedown) dos carros das equipes gaúchas da nova categoria de acesso à Stock Car, o Brasileiro de Turismo (porém, como já disse por aqui, prefiro chamar de Stock Light, Brasileiro de Turismo, pra mim, remete a campeonato de carros de série), que substitui a Copa Montana, visto que a Chevrolet encerrou o patrocínio. O Blog do Passatão esteve lá com Niltão Amaral para conferir tudo em primeira mão!

Estrutura dianteira. Carro de João Pretto, ainda sem pintura.

Estrutura traseira

Motor V8 a álcool de 350cv

O painel. Um dash Pro Tune cairia muito bem e dispensaria esses relógios!

Freiaço

As gomas Pirelli zeradas, prontas para ir para a pista

O carro é um silhouette, carro feito pela JL em estrutura tubular, com bolha em fibra, que, ao contrário da categoria principal, não imita nenhum carro de série. Havia o boato de que uma montadora coreana patrocinaria, mas isto acabou não se concretizando. O motor é um V8 praticamente igual do da categoria principal, com injeção eletrônica, alimentado a álcool (não gosto de neologismos, para mim não mudou para "etanol"), mas com menos potência (350 cv), aproximadamente 1280 kg, discos de freio Fremax, pastilhas de freio Ecopads e pinças Willwood. Apesar das primeiras voltas terem sido dadas com os pneus Goodyear Eagle, da temporada passada, os carros já estavam com um jogo "0 km" de Pirelli PZero medida 285/645, o pneu oficial, montados nas rodas de liga-leve aro 18".

Luiz Carlos Ribeiro e...

...Seninha serão os gaúchos no certame.

Catarinense Tito Morestoni corre pela gaúcha Motortech

Luciano Mottin supervisionando sua equipe

Este foi o segundo e último treino da categoria antes da estréia, pois uma parte da turma já havia treinado em Interlagos, no início do mês. Estavam presentes as equipes Motortech, com o gaúcho Luís Sérgio Sena Vargas Jr, o Seninha, e Tito Morestoni, e Mottin Racing, com o gaúcho Luiz Carlos Ribeiro e também João Pretto.

Invocada a barata do Ribeiro. Saiam da frente!

Lindo carro, com as cores do pavilhão riograndense.

Traseira tem luz de freio em LEDs

Esses adesivos imitando a sinaleira acesa confundem um pouco...

O carro #46 (tradicional número da Mottin Racing) de Luiz Carlos Ribeiro, com patrocínio das empresas Lojas Benoit e Charrua Combustíveis é a cara do Rio Grande, com uma linda pintura com as cores do estado (vermelho, amarelo e verde). Já Sena Jr., #17, tem o patrocínio da indústria de veículos caxiense Agrale. Louvamos as nossas empresas que acreditam e investem nos nossos pilotos, que, com certeza, darão show nas pistas e muito retorno.

Seninha devidamente amarrado, pronto para ir para a pista

Contornando a curva 1

Bonito registro de Seninha contornando a rápida curva 1

Ribeiro no seu  novo escritório

Indo para a pista

Ribeiro, ligeiro


Subindo forte a reta

Na pista, os gaúchos, oriundos do Gaúcho de Marcas e Pilotos (pilotos de ponta aliás), aceleraram as baratas para valer. Na parte da manhã quem mais andou foi Seninha, que deu um stint de mais de 10 voltas consecutivas. Curiosos para saber quanto o carro vira em Tarumã? Pois posso dizer-lhes que a volta mais rápida, pelo menos na parte da manhã, ficou na casa de 1min11s (edit: fiquei sabendo que chegaram a virar na casa de 1min08s posteriormente). Ribeiro fez ajustes de suspensão, testando mais de um tipo de molas, para chegar no acerto ideal. Disse que gostou do carro, e que já andou dando umas corrigidas em algumas escapadas. Quem sai do Fiat Uno com pneu radial com certeza não deve ter dificuldades em fazer isto! O ronco do carro é música para os ouvidos, típico V8, mesmo barulho do carro da categoria principal.

Não acompanhei a parte da tarde dos treinos, mas, ao que parece, os carros andaram bem e seu comportamento agradaram os pilotos. Trata-se de um novo carro, chassi diferente do ano passado, e aparenta ser "melhor nascido" do que o carro da categoria principal. Agora, resta aguardar a estréia do campeonato, dia 02/06 em Brasília (deveria ter estreado em Tarumã, final de abril, mas algumas peças não haviam ficado prontas), e torcer pelos nossos pilotos do RS, que, com certeza, andarão forte e darão trabalho para a concorrência! Os gaúchos terá a oportunidade de acompanhar as peleias dia 15/09, no Velopark. Abaixo, o calendário.

1a etapa: 2 de junho – Brasília – DF
2a etapa: 16 de junho – Cascavel – PR
3a etapa: 11 de agosto – Ribeirão Preto – SP
4a etapa: 1º de setembro – Brasília – DF
5a etapa: 15 de setembro – Velopark – RS
6a etapa: 20 de outubro – Curitiba – PR
7a etapa: 10 de novembro – Goiânia – GO
8a etapa: 15 de dezembro – Interlagos – SP

Um comentário:

  1. hahah parece que vejo a lateral e traseira dos concorrentes pintados com a cor do RS (ribeiro) kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir