quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Comunicado Equipe Volvo #177 Gaúcho de Endurance


COMUNICADO EQUIPE VOLVO #177 GAÚCHO DE ENDURANCE

"A equipe composta pelos pilotos do Volvo 177 da categoria VI do Campeonato de Endurance RS 2014, Cícero Paiva, Rodrigo Bacher e Rodrigo Lemke, comunicam oficialmente que não participarão das 2 provas restantes do referido campeonato 2014 pelas razões que seguem:

- Até a prova realizada em Rivera no último dia 24/08 o campeonato na referida Cat VI vinha sendo disputado dentro das pistas com alternância das primeiras posições em ambiente de plena esportividade, camaradagem, amizade e respeito;

- O carro 177 largou na última posição do grid e com 14 (quatorze) minutos de prova havia ultrapassado – DENTRO DA PISTA – todos os adversários da categoria; quando abriu a “janela” estava cerca de 15 (quinze) segundos à frente do segundo colocado, o carro 7;

- Não obstante a regra clara de parada obrigatória de 3 (três) minutos para cada “janela”, a equipe dos pilotos dos carros 7 (cat V e VI) e 77 (cat VI e VII), não cumpriu o tempo de parada da 1a “janela” e com isto beneficiou-se de posições ao ingressar antes na pista logo a frente do “pace car” resultando da manobra um ganho de 2 (duas) voltas;

- Com isto, o carro 177 que estava na 1a colocação e respeitou os exatos 3 (três) minutos da “janela”, entrando no momento correto e atrás do “pace car”, foi jogado para a 3a posição, posição em que finalizou a prova porquanto seria impossível recuperar na pista as 2 voltas que beneficiaram a evidente infração dos carros 7(cat. V e VI) e 77(cat VI e VIII);

- Houve protesto logo apos o termino da prova por parte da nossa equipe junto a FGA e o piloto do carro 7, Aldoir Sette, reconhecendo o problema, telefonou pessoalmente para o Comissário de Prova na FGA no dia 26/08 afirmando que “não havia percebido o erro, mas o reconhecia e queria DEVOLVER as duas voltas em que foi beneficiado”, mas a FGA manteve a sua decisão inicial em acrescentar 1 minuto ao tempo de prova, acrescentando somente mais 20 segundos de penalização ao carro 7.

- Os pilotos do carro 177, bem como o piloto Celso Schuler, também prejudicado, foram até a FGA para ouvir o resultado do julgamento no final da tarde do mesmo dia 26/08 e foram ouvidos, e lhes foi dito que nao havia mais nada a ser feito.

- Definitivamente, a equipe do carro 177 não “torcerá” contra a equipe do carro 7 por entender que não é desta forma que se enaltece o esporte ou validam vitórias, e por não concordar com o que foi decidido pelos comissários de prova, decidimos por nos afastar do restante do campeonato.

- Não é demasiado afirmar, em homenagem a profilaxia, para que prejuízos não se repitam com outros colegas, que dirigentes eleitos devem representar os interesses daqueles que são os verdadeiros atores dos eventos – pilotos e equipes – afinal, são estes os protagonistas e os que sustentam o “sistema”.

- Somos conhecedores do regulamento e da segurança jurídica que deve manter, contudo, havendo o reconhecimento expresso de um erro pelo próprio praticante, não é crível que a FGA não tenha tomado a atitude de, ao menos, repor as coisas ao estado correspondente em que estariam se não houvesse infração;

- Ratificamos, não pedimos desclassificação de qualquer piloto ou equipe, apenas a reposição das posições, o que julgamos ser o mais adequado frente a situação ocorrida durante a prova;

Por fim, entendemos que:

A VERDADEIRA JUSTIÇA NÃO SE AJOELHA DIANTE DO ORGULHO E DA ARROGÂNCIA, TAMBÉM NÃO ARREDA PÉ DA VERDADE E NÃO SE RENDE AO DISCURSO DA FORMA PELA FORMA.

Todos os cidadãos de bem têm este sentimento e o esporte é um local onde ela deveria prevalecer.

Atenciosamente,
Pilotos do Volvo 177"

26 comentários:

  1. Quem perde mais é o público, que não vai poder ver esse canhão na pista.

    Tiago Machado

    ResponderExcluir
  2. É impressionante como estes dirigentes de federações de esportes, seja eles quais forem, são incompetentes, radicais, inconsequentes e posudos. Temos a admissão do piloto beneficiado, que houve o erro, e o mesmo solicitando ao comissário esportivo da FGA a correção das posições! O que faz a FGA?? Na sua empáfia, desconhece (o que é normal nestas pessoas) o erro por parte dos fiscais de pista, cronometragem, enfim, por aqueles que deveriam cumprir a sua função corretamente, para não criar prejuízos aos participantes. É o que dá, termos dirigentes eleitos da forma como são, apadrinhados por interesses pessoais, conveniência política, e por aí vai! Eu, sendo piloto desta equipe, acionaria juridicamente a federação, para as devidas correções e punições aos envolvidos no caso! Por qual razão, quando existem erros só os pilotos são punidos?? Não deixem barato, pois senão novos fatos irão ocorrer! Acionem a CBA!! Ela como órgão máximo, terá que interferir! ATENÇÃO CLAYTON PINTEIRO !!! É assim que os seus federados agem??? Lembre-se do seu tempo de piloto!! Você iria comer uma destas de graça?? Com a palavra o amigo Clayton!

    ResponderExcluir
  3. Só dando umas porradas nesse vagabundos; ou passando de carro por cima!

    ResponderExcluir
  4. Parte do problema é a FORMA do Regulamento, pois dificulta o controle.

    ResponderExcluir
  5. Sobre o treino que o Volvo #177 realizou no sábado a noite NA PISTA DE RIVERA, o que é proibido, ninguém fala nada...

    ResponderExcluir
  6. Treino sabado noite? Até onde fiquei sabendo eles precisavam apenas acelerar carro para testar injeção, para nao acelerar nos box como muitos fazem e botam vidas em risco, foram na reta e foi pedido a autorização previa e foi concedido pelos organizadores do evento. Carro nao completou voltas Até onde fiquei sabendo. creio que não prejudicou ninguem e por ter comunicado não se fala nada.
    Não falem o que não tem informação.

    ResponderExcluir
  7. A federação só foi buscar a fatia dela, q por sinal não é pouca, não faz nada para agregar ainda prejudicou uma equipe

    ResponderExcluir
  8. Já que o problema ocorreu com o gol 7 ter ganhado uma vantagem de duas voltas sobre os demais carros da sua categoria, não seria justo a FGA aplicar a punição que ela própria tem conforme os seu regulamento? Como acredito que o mesmo já o foi feito, resolvam isso na pista para ver quem levaria a real vantagem, pois sei que o Volvo sofreu as suas desvantagens por ter largado em último, mas, frlizmente, conseguiu virar tempos bons. Acredito que esse seja o real propósito do campeonato de Endurance, que todos possam fazer aquilo que gostam e não deixar pequenas intrigas, ou seja lá o que for, estragar a felicidade que todas as corridas dão para muitas pessoas e temos um grande exemplo do lindo público que tivemos, não só ao vivo mas pela Internet também em Rivera.

    ResponderExcluir
  9. FGA sendo FGA ... Mesmo quando os pilotos fazem a categoria de sucesso, estes pilantras conseguem estragar.

    É uma pouca vergonha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que não protestar mais contra eles em vez somente de fazer comentários, os quais eles não estão dando importância alguma?

      Excluir
    2. Simples amigo, porque nada pode ser feito. Ou aceitamos e temos nosso esporte, ou procuramos outro. São eles que mandam. Experimenta fazer uma corrida com organização própria e não pagar a "beira" da FGA pra tu ver o que acontece.

      Tu e todos os pilotos que participaram são banidos do automobilismo para sempre.

      Não adianta. Eles detém o poder. A única solução é aquela que citaram acima, uma boa camaçada de pau.

      Excluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. É triste entrar no blog e ler este tipo de notícia.

    Mais uma ver o esporte perde, mais uma vez, os mesmos culpados, nada muda, nada parece ser feito. Se é que alguma coisa ainda pode ser feita.
    Entra ano e sai ano e a reclamação é sempre a mesma, em cima da mesma tecla.

    Esperamos sinceramente que os competentes pilotos do carro #177, bem como sua equipe, reflitam sobre esta decisão, pois a categoria e o evento não podem ser prejudicados por uma decisão extra pista de quem, infelizmente, não entende "merd*" nenhuma de automobilismo.

    São os pilotos que sustentam o sistema, e o sistema precisa funcionar para os pilotos, e não o contrário.

    att,

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente é isso que se paga para termos o autobilismo no Brasil, para tudo tem um preço.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  13. Infelizmente amigos,é que o pessoal q compõe a FGA, não gosta de automobilismo, gosta é de DINHEIRO.

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente amigos,é que o pessoal q compõe a FGA, não gosta de automobilismo, gosta é de DINHEIRO.

    ResponderExcluir
  15. Gurizada,
    Este é um espaço democrático, assim sendo todas as opiniões são bem-vindas, DESDE QUE não contenham ofensas pessoais. Mensagens nesta condição infelizmente terão de ser excluídas. Peço, também, a gentileza de se identificarem, lembrando que, segundo a Constituição Federal, "é livre a manifestação do pensamento, VEDADO O ANONIMATO". Grato, Niltão Amaral.

    ResponderExcluir
  16. Diante de tantos comentários eu Aldoir Sette Piloto do Gol 7 cat 6 decidi me manifestar .
    Sei que muitos não acreditam, mas erramos sim na cronometragem e não foi por intensão ou maldade, foi uma surpresa p/min no final da corrida quando soube do ocorrido.
    Como todos sabem em momento algum neguei, pelo contrario admiti, mostrei (até por que a unica prova está comigo na minha ombord), e aguardei o julgamento da FGA.
    Com todo respeito e admiração pelos pilotos do volvo 177 que se sentiram muito prejudicados ``eles´´ dizem que fui privilegiado com 2 voltas, o que não tenho como saber se tive
    tal beneficio !
    Ouvi também que não era eu que iria decidir qual seria a punição e sim a FGA!
    O que posso dizer é que durante 15 anos de autobilísmo entre arrrancada e endurance o que ouvi sempre é que o que vale é o regulamento , que hora nos favorece e horas nos prejudica.
    Aldoir Sette

    ResponderExcluir
  17. Uma pena. As Federações e seus julgamentos.. Só muda o endereço pq a forma de agir é igual ai e aqui.
    Só acho que falar como ANÔNIMO é fácil. Tem que dizer o que pensa mas se identificando.

    ResponderExcluir
  18. Olá pessoal,

    Sou novato no meio automobilístico, mas gostaria de aproveitar toda a confusão e este espaço para expor outro acontecimento na prova de Endurance de Rivera.
    Durante a pesagem dos carros no final da prova, fui acompanhar a pesagem de alguns carros. Após a pesagem ser feita, perguntei ao colaborador da FGA que estava anotando os pesos e a conversa foi a seguinte:
    Eu: Quanto pesou o carro?
    FGA: Você é da equipe?
    Eu: Não.
    FGA: Então você não pode saber.

    Não entendi o que aconteceu. Não existe um regulamento onde o peso e outras características devem ser seguidas? Por que esconder o peso do carro? Havia algo de errado e por isso não divulgaram?
    Acredito que algumas informações devem ser transparentes, por exemplo: o carro tal ganhou a prova e estava 100% dentro do regulamento, com tal peso e tal motor e tal combustível.

    Repito, sou novato e caso minha opinião esteja equivocada, peço desculpas.

    Obrigado pela oportunidade.

    Bruno Colla Romanzini

    ResponderExcluir
  19. Infelizmente estas situações acontecem, não é deixando de correr que isso se resolveria... Os pilotos tem que entender que existem regulamentados a serem cumpridos, e a federação não pode mudar o resultado de um corrida mesmo sabendo-se da irregularidade que aconteceu, podem apenas aplicar a punição já prevista ou definida pelos comissários no decorrer e término da prova, eles ainda tem que entregar relatório da corrida para a cba... é fácil criticar ... quem sabe agora que pararam de correr os pilotos entram nas federações para melhorar-las?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro José Ribeiro,

      Concordo que regulamentos devem ser seguidos, mas a questão aqui e outra. São erros em cima de erros.

      Quanto a pilotos ou ex pilotos assumirem as federações, te informo então que, pilotos ou ex pilotos em sua grande maioria são empresários, alguns bem sucedidos, e não vão abraçar esse "abacaxi" por nada nesse mundo.

      Outra informação que talvez tenha passado despercebida, é que quem elege os comandos das federações são os clubes e não os pilotos, o que, particularmente eu acho absurdo.

      abraço,

      Excluir
  20. Por isso que meu dinheiro eles nunca mais vão ver. Adoro o automobilismo mas por essas e outras que não ando mais.

    ResponderExcluir