sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Informe FGA: Nota sobre a categoria Endurance

A Federação Gaúcha de Automobilismo vem esclarecer os fatos, diante da polêmica criada por alguns nas redes sociais, sobre o ocorrido na prova de Rivera, dia 24 do corrente mês.

Porto Alegre, 29 de agosto – Durante a realização da 4a etapa do Campeonato Gaúcho de Endurance, os Comissários Desportivos receberam, em tempo hábil, uma reclamação do piloto do carro # 177 que seu concorrente do carro # 7 havia entrado nos Box para cumprir a parada obrigatória da janela regulamentar, antes da placa aparecer no PSDP. Chamado, o piloto do carro reclamado e questionado sobre o teor do protesto este negou a infração e apresentou provas: sua câmera on-board demonstrava que a placa de janela já estava sendo apresentada, derrubando então a Reclamação.

Porém, foi constatado que o referido concorrente não cumpriu o tempo mínimo de permanência na parada obrigatória. Como o equilíbrio das competições deve ser mantido, não seria justo que este competidor tivesse vantagem indevida sobre os demais. Assim, os Comissários Desportivos, no uso das suas atribuições e com base inclusive no CDA, aplicaram ao referido concorrente (carro # 7) a penalização correspondente ao tempo faltante na parada, acrescido da pena prevista no CDA para penalizações em tempo decididas após o final da prova (+ 20 segundos).

Desnecessário dizer que a regra que determina o tempo mínimo de parada durante uma prova é, ou deveria ser, de conhecimento dos concorrentes (pilotos e equipes).

Esta é a realidade do que aconteceu e o esclarecimento final da FGA, que não pretende participar de nenhum debate através das redes sociais, apesar de estar monitorando as postagens para identificar eventuais que excedam o respeito, à ética e disciplina, a fim de tomar as medidas legais pertinentes contra qualquer abuso.

A FGA continuará na busca da justiça, ciente que age respeitando o equilíbrio nas competições, e não tem interesse em prejudicar (nem beneficiar) desportiva ou pessoalmente quem quer que seja.

Carlos Alberto Rodrigues de Deus
Presidente da FGA

2 comentários:

  1. Não vamos comentar nada pessoal, estão nos monitorando... ahahaah

    ResponderExcluir