terça-feira, 10 de julho de 2012

Copa Classic deu show com 23 carros no Velopark

"Velhozes" enfrentaram o frio do domingo com bom grid
(Foto: Fernando Nunes/Automobilismo em Foco)

Os “Velhozes e Furiosos” da Copa Classic RS mostraram, mais uma vez, a sua força. Foi realizada, no dia 08 de julho, no Autódromo Internacional Velopark, a 3ª etapa 2012 do campeonato gaúcho da modalidade.

Com 23 carros inscritos, um ótimo grid, os “vovôs da velocidade” enfrentaram todo o tipo de clima durante o final de semana. No sábado, o dia foi de chuva, que deu pouca trégua, deixando a pista bastante úmida e com condições de aderência complicadas, tendo que levar os carros “na ponta dos dedos”.

No treino classificatório, realizado no final da tarde de sábado ainda com condição de pista úmida, o pole position foi o Opala Stock #43 de Ramiro Tissott/Marcos Voges, com o tempo de 1:17,140, carro que era quatro cilindros, tendo estreado um motor 6 cilindros nesta etapa.

Cerração fechou visibilidade em Nova Santa Rita

Mesmo com frio e cerração, público compareceu desde cedo
O domingo amanheceu sem chuva, mas com uma cerração típica do inverno gaúcho, deixando a pista do Velopark com condições mínimas de visibilidade. Em função disto, a largada atrasou em uma hora, até que o sol aparecesse e as condições de visibilidade estivessem razoáveis. Apesar da cerração e do frio, um bom público compareceu para acompanhar as disputas desde cedo.

Chegada na curva 1, na 1ª bateria, com umidade evaporando do asfalto
(Foto: Fernando Nunes/Automobilismo em Foco)

Opala #43 rodou na curva 1 logo após largada

Diego Mariante venceu a 1ª bateria, com spoiler quebrado ao desviar do Opala

Rogério Franz largou no fundo e chegou em 3º

Pista fria e úmida dificultou a vida de pilotos com pneu slick

Na primeira bateria o Opala #43, com Marcos Voges, rodou na curva 1, tendo o Passat de Mariante desviado por cima na zebra, quebrando o spoiler e com Niltão Amaral pulando da quinta para a 2ª posição após algumas ultrapassagens antes da primeira freada. Após isto, safety car, relargada, e o panorama se alterou, com alguns carros vindo para a frente, destaque para Rogério Franz (Fiat 147) que largou em último e chegou em 3º. O Passat Canhão #8 de Niltão Amaral teve quebra de embreagem a duas voltas do final, quando ocupava o 4º lugar geral e 3º na categoria. O vencedor da bateria foi Diego Mariante, que voou baixo com seu Passat TS, agora com pára-lamas alargados e um visual ainda mais bonito, belo trabalho da equipe Hot Car.

Opala #43 ganhou 2ª bateria...

...mas, na soma, Maverick faturou a FL2.
Na 2ª bateria, com piso seco, os gigantes conseguiram tração e foram para a ponta da prova. Opala #43, com Ramiro Tissot, e o Maverick V8 #302 de Leovaldo Petry dispararam na ponta e viraram tempos impressionantes, na casa de 1min05s, que os colocaria à frente, inclusive, de alguns protótipos, caso andassem no Gaúcho de Endurance. Apesar de acabar a bateria na frente, o Opala #43 ficou em 2º na soma, ficando a vitória na FL2 para o Maverick de Petry.

Após quebra de embreagem, Passat #8 voltou para a 2ª bateria

O Passat Canhão #8 de Niltão Amaral fez bateria de recuperação, largando em 15º e terminando a corrida em 4º geral e 2º na categoria.

Thadeu Enzweiler vem se destacando com o Fiat 147 #12

Outro destaque foi Thadeu Enzweiler, com o Fiat 147 #12 exemplarmente preparado pela MetalGarage/Overboost (Ivoti), que, na sua segunda prova na categoria, andou muito forte, inclusive perto de carros de categorias superiores, demonstrando ser forte candidato ao título na categoria B, em disputa com Fernando Leke e seu Corcel I #74.

Janusz (DKW #88) venceu Ratão (Carretera #1) na cat. A

Jorge Krug (Passat #47) venceu na cat. C


1º) Janusz; 2º) Ratão

1º) Enzweiler; 2º) Leke; 3º) Rodrigão/Emerson

1º) J. Krug; 2º) Flores; 3º) Aguinsky

1º) Mariante; 2º) Niltão; 3º) Franz

1º) Leovaldo; 2º) Tissott/Voges; 3º) Giuliano

Os vencedores das categorias foram: Teodoro Janusz (DKW #88, cat. A); Thadeu Enzweiler (Fiat 147 #12, cat. B); Jorge Krug (Passat #47, cat. C); Diego Mariante (Passat TS #58, cat. FL1) e Leovaldo Petry (Maverick V8 #302, cat. FL2). Na geral, após soma das baterias, o vencedor da etapa foi Diego Mariante.


Esposa e filhas de Nique participaram da volta de apresentação

Chevette #53 correu em homenagem a Nique

Pôster e troféu em homenagem a Ronaldo Nique

Troféu com o #53 e o Chevette, carro com que mais correu

Outro destaque do evento foi a bela homenagem da categoria à memória de Ronaldo Nique, grande piloto (com destaque na motovelocidade nos Chevettes) e preparador, inclusive na Classic, falecido em fevereiro passado. Sérgio Aguinsky correu com um Chevette #53 (número de Nique) preparado por Garavello, parceiro de Ronaldo por muitos anos. A esposa e as filhas de Nique deram a volta de apresentação a bordo de um Mustang conversível pilotado por Marcelo Bottizzo, e foi entregue um troféu e um pôster com momentos da carreira automobilística à família.

A próxima etapa da Copa Classic será dia 26 de agosto, em Guaporé.

Fotos: Fernando Nunes (automobilismoemfoco.com.br) e Niltão Amaral

Um comentário:

  1. Vamos por parte como diria o Jack:

    1 - Velho... como Eu gostaria de ter estado na primeira foto... que baita clicada ! Com todo o respeito ao nosso Fotógrafo Oficial e Responsável pelo Departamento Gráfico da Copa Classic, Luiz Fernando " Vettel " Camarrata.

    2 - O Opala e o Maverick não desistem. Sai década entra década e eles continuam se encarando... eheheheh

    3 - O Fusca #31 do Paulo e Zeca Fontes parece estar caindo no barranco ( que não existe claro ) alí naquela quebra-molas... hehehe

    4 - A neblina foi desculpa... o culpado foi o Teodoro que chegou as 5:00 da manhã pra esquentar a DKW #88 e esfumaceou tudo... heheheheheh

    5 - Acredito que o Nique gostou do que viu lá de cima. Devia estar se mordendo de raiva dizendo " O Aguinsky não ! Esse meia roda no meu Número não ! " heheheheheheh ( comentário do prórpio Aguinsky )... ehheheeh

    6 - O Pódium continua feio, horrível... Não tem geito de ficar melhor... só arranjando patrocínio do BOTOX pra Categoria... heheehhe

    Termino por aqui dizendo:

    " PÁU NELES COPA CLASSIC !!!!! "

    RUMO A 35 CARROS NA PRELIMINAR DAS 12 HORAS

    ResponderExcluir