segunda-feira, 29 de abril de 2013

Chimarrão domina na Terra Real: Protótipo gaúcho MCR vence mais uma na Inglaterra

Primeira fila e vitória dos MCR em Silverstone

E mais uma vez os protótipos gaúchos brilham na Inglaterra! Neste final de semana aconteceu em Silverstone, na Inglaterra, a primeira etapa do Campeonato Britânico de Protótipos Sports-2000, na qual competiram sete protótipos gaúchos MCR, criados pelo Piloto e Engenheiro gaúcho Luiz Fernando Cruz (LFC).

MCRs largando bem

MCR #66 venceu com 17s de vantagem

O campeonato traz vários tipos de protótipos, mas todos com o mesmo motor, Ford Duratec 2000cc, com bastante equilíbrio. E a nossa "barata" de origem pampeana, num grid com 46 protótipos, obteve lugar na primeira fila com o MCR #62, que acabou a prova em quarto, e vitória do MCR #66 de Patrick Sharrington, com 17,7s de vantagem em 30 minutos de prova, que ainda levou a volta mais rápida, com 2:09.946, botando mais de 1 segundo no carro que obteve a segunda melhor volta.

Resultado da prova

O que exalta este feito é o naipe dos concorrentes: nada menos que Lola, March, Van Diemen e outros consagrados.

MCRs ainda correm no RS

O MCR, na época em parceria com a Metalmoro, começou sua saga de vitórias em 1999, com o #46 vencendo as 12 Horas de Tarumã com João Sant'anna, Adriano Baldo, Luciano Mottin e Juliano Moro. A partir daí foram várias vitórias, e até hoje há modelos MCR nas pistas gaúchas, como #96 de Hardy Kohl Jr./Sid Toigo, que venceu recentemente a 1ª etapa do Gaúcho de Endurance, modelo um pouco diferente do atual comercializado na Inglaterra.

Tornado é projeto recente de LFC. Na foto, Cali Crestani.

Tornado chassi #2, de Guaracy Costa

Atualmente, o projeto mais recente de "LFC" por aqui é o Tornado com motor Hayabusa, com dois exemplares lançados, que pertencem, respectivamente a Cali Crestani (vencedor da Cat. II da primeira etapa do Gaúcho) e a Guaracy Costa.

2 comentários:

  1. Fabiani C Gargioni #2729 de abril de 2013 às 21:49

    Parabéns o automobilismo gaúcho merece esta conquista!!!

    ResponderExcluir
  2. Niltão, só um adendo.

    O carro do Satti não é um MCR é um MRX! eles inscrevem ele como MCR, mas este carro já é do projeto da metalmoro, tanto é que era o antigo #10 da turma da autoracing.

    ResponderExcluir