sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Fórmula Jr., nova categoria gaúcha de monopostos, faz 2ª seletiva em Santa Cruz

Primeiros selecionados: Em pé: Matheus Rouver (SE), Victor Mezzomo (RS), Lucas Alves (RS), Gabriel Robe (RS) e Victor Miranda (SP). Sentados: Victor Matzembacker (RS), Bruna Tomaselli (SC) e Fernando Bueno (PR)

Acontecerá neste final de semana, nos dias 24 e 25 de novembro, no Autódromo de Santa Cruz do Sul, a 2ª Seletiva da Fórmula Jr., mais nova categoria de monopostos do Brasil.

Logotipo da mais nova categoria gaúcha

É uma categoria direcionada à gurizada que está saindo do kart, o piloto deve ter de 16 a 21 anos e não ter participações em outras categorias.

Seletiva realizada em Tarumã, em setembro

Os monopostos foram doados pela CBA para a FGA, que idealizou o campeonato. Um dos organizadores é de um clã que dispensa apresentações: "Neco" Fornari. A Escola Gaúcha de Pilotos, do Prof. Airton Diehl, está dando a parte de instruções aos candidatos.

Cockpit, equipado com sistema de gerenciamento ProTune

Ficha técnica do carro:
- Chassis: tubular, feito na Argentina
- Motor: GM (Corsa) 1.6 MPFI
- Injeção (gerenciamento): ProTune
- Câmbio: Hewland
- Rodas: aro 13"
- Pneus: NA Carrera

O carro

A primeira seletiva foi realizada em Tarumã, nos dia 1º e 2 de setembro, e qualificou a "gurizada" (aliás, muito legal, tem uma guria no meio!) para acelerar no campeonato, que começa ano que vem. Aliás, a presença de pilotos do Sergipe, Santa Catarina, Paraná e São Paulo mostra a carência de campeonatos de fórmula Brasil afora, e que aqui no RS o cenário é bem diferente, pois teremos duas categorias de monoposto ano que vem (Fórmula 1.6 e Fòrmula Jr.), enquanto praticamente não existem no resto do país. A Fórmula Futuro não teve Futuro, a Fórmula 3 Sudamericana pena para colocar 9 carros no grid.

Várias tradicionais equipes do estado já estão com carros prontos, como a MC Tubarão, a Pole, a Kratina Racing e outras.

Estamos na torcida para que o campeonato seja um sucesso, e que o RS firme-se de vez como celeiro de monopostos no Brasil.

Foto topo: Divulgação/Fórmula Jr.

4 comentários:

  1. Fabiani C Gargioni #2723 de novembro de 2012 às 20:28

    O Brasil ta carente de categorias de base Niltão, um parabéns a todos os envolvidos nesta empreitada!!!

    ResponderExcluir
  2. Seria uma boa opção a Formula Jr. andar no mesmo dia que a Formula 1.6, Formula Ford ou Formula Gaucha... vejo que a gurizada fica em contato com os mais experientes e vai pegando dicas para uma futura migração.

    Porém pergunto:

    Até quando ficaremos sem um programa de Rádio e TV aqui no RS para falar só de Automobilismo ?

    Temos 4 x mais pistas que qualquer outro lugar do Brasil.

    Temos 10.000 vezes mais categorias que o restante do Brasil.

    O Automobilismo acontece aqui, faz um bom tempo.

    A única prova de longa duração desde sempre acontece aqui... 12 Horas de Tarumã.

    Será que não existe uma viva alma ou alguns empresários envolvidos nas corridas que possam criar um canal aberto para transmissão ? Ou pelo menos um Programa de 1 hora dividido em 5 minutos para cada categoria envolvendo Automobilismo, Motociclismo, Kartismo, Veloterra, Kartcross, Motonáutica,Ralye, etc...

    Que coisa...

    ResponderExcluir
  3. Buenas!
    A Bruna mora em uma cidadezinha aqui do Velho Oeste de Santa Catarina, quase do lado da cidade onde moro.
    Abraço.
    Pedrão-SMO

    ResponderExcluir