terça-feira, 26 de maio de 2015

Endurance passa a separar protótipos e turismo em provas com mais de 42 carros

Grid da Endurance será dividido

Adendo recentemente divulgado pela Federação Gaúcha de Automobilismo realizou algumas alterações no regulamento do Campeonato Gaúcho de Endurance, comercialmente conhecido como "Endurance Brasil". Vamos às novidades:


Divisão do grid:
A principal alteração é a divisão das corridas caso o número de inscritos seja maior que 42 carros. Neste caso, haverá duas provas separadas, uma para os protótipos, GTs e silhouettes (classes GP1, P2, P3 e GT1), e outra prova para os veículos de turismo (GT2, TS, T1 e T2). Neste caso, casa prova terá a duração de duas horas. Caso o grid fique abaixo de 42, continuará havendo prova única, com 2 ou 3 Horas de duração. No caso da divisão das corridas, aquela que não atingir pelo menos 20 carros terá a duração diminuída para 1h40min. A medida foi tomada devido ao grande número de acidentes e safety cars, o que faz com que se tenha pouco tempo de corrida efetiva, sob bandeira verde.

Algumas outras alterações também foram estabelecidas.

Restritor:
Os carros Ferrari Challenge (cat. GT1) deixam de usar restritor na admissão, já as Maserati Trofeo (cat. GT2)  passam a usar restritor de 80mm.

Limite de pneus cat. P3:
A cat P3 (protótipos aspirados) passa a ter limite de número de pneus, 4 novos e 4 usados. 

Rodas da cat. TS:
A cat. Turismo Super (TS) passa a admitir rodas aro 18", e estabelece peso de 800kg para veículos 8v e 900kg para veículos 16v.

As alterações passam a vigorar já a partir da 3ª etapa, dia 14/06, em Guaporé.

Leia o regulamento e suas alterações aqui.

2 comentários:

  1. Finalmente, pensaram sobre o numero de viaturas participantes!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ficam criando milhares de categorias dentro da endurance pra encher grid, nisso que da

    ResponderExcluir