sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Fim da poluição sonora? Automóvel Clube proíbe som automotivo em Tarumã.

Fim da baderna?

Até que enfim - Imagem postada ontem no Facebook do Racha Tarumã mostrou uma placa na qual é informada a proibição de som automotivo no autódromo.

A imagem teve mais de 50 compartilhamentos em apenas um dia, e centenas de comentários de pessoas parabenizando o autódromo pela decisão, repudiando a balbúrdia causada pelos carros com som altíssimo que incomodam a maioria dos presentes.

Confesso que fiquei surpreso com a quantidade de pessoas apoiando a decisão. Há muito tempo critico a postura de quem vira caixas de som com centenas ou mihares de watts e coloca músicas, na maioria das vezes de gosto duvidoso ou com letras "bagaceiras", com palavras de baixo calão e obscenidades que importunam os presentes, não só pela som altíssimo, mas também pela presença de crianças presentes no autódromo, obrigadas a ouvir as baixarias.

Tarumã é um programa, em primeiro lugar, de quem é apaixonado por carros de corrida e velocidade. Portanto, a esmagadora maioria quer ouvir o ronco dos carros, e a narração do nosso grande locutor Ademir "Perna" Moreira, coisa que fica impossível com  um carro de porta-malas aberto, tocando som a 130 decibéis e irritando a todos os presentes. Em segundo lugar, é programa familiar, com algumas exceções, que são justamente estes que não estão nem aí para corrida, só querem exibir seu maravilhoso equipamento de som.

"Ah, mas onde o pessoal que gosta de som vai curtir?" Não sei, não é problema de nós, que gostamos de automobilismo, nem do Autódromo de Tarumã, que mantém um espaço que foi criado para corridas e arrancadas, carros competindo na pista. Qualquer coisa que atrapalhe o bom andamento disto e das pessoas que querem assistir, deve ser coibido. Fazer seu churras, bater papo e curtir a corrida, são coisas que são incentivadas pelo Automóvel Clube do Rio Grande do Sul, mantenedor de Tarumã.

"Ah, mas vai diminuir o público." Duvido. E se alguém deixar de ir por causa da proibição do som, este alguém não gosta de corridas, e é um bem que fará, abster-se de comparecer. A esmagadora maioria do público, pelo menos nas corridas do campeonato gaúcho, vai ao autódromo para ficar vidrado nos pegas que acontecem na pista, não para ouvir som.

Esperamos que a proibição torne-se efetiva, sendo coibidos, a partir de agora, pela segurança do autódromo, aqueles que estiverem com som alto, atrapalhando quem quer assistir às corridas. Apenas proibir não adianta, é necessário tornar efetiva a proibição.

Parabéns, Automóvel Clube! Os amantes da velocidade apoiam esta decisão!

E tu, o que acha disto? Use os comentários e diga! Mas já aviso: comentários anônimos com agressões ou baixaria serão sumariamente deletados.

6 comentários:

  1. pena que demorou tanto, autódromo e para ouvir o ronco dos carros PARABÉNS elemar sta cruz do sul

    ResponderExcluir
  2. meus parabens ao automovel clube, decisao correta de acabar com o som automotivo.

    ResponderExcluir
  3. Atitude que merece, no mínimo, uma salva de palmas. Isso não é exclusividade de Tarumã, assistindo corridas na tv, ouve-se o ''berreiro'' de funk misturado aos som dos motores em muitos autódromos do Brasil. A proibição demorou, mas veio antes de começarem a correr com o público (que já não anda muito grande) das corridas. E agora, sempre que ouvir um som perturbando, e a plaquinha de proibição estiver lá, podemos reclamar, coisa que antes ficava difícil.


    Godinez, lá do Twitter. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns. Finalmente vamos voltar a ouvir ronco de motores e a voz inconfundível do Perna. Espero que aos que se perderão por causa disto muitos outros voltarão a frequentar o autódromo. Ganhamos todos.

    ResponderExcluir
  5. Gurizada, até que enfim ouviram minhas preçes... Era só mandar abrir o porta malas de cada carro que entra na portaria... tem caixa caracterizando som automotivo ? Não entra...

    E outra, deveriam perguntar para quem entra que corrida vai ver, qual categoria ele gosta mais, qual piloto ou carro o cara gosta de ver...

    Infelizmente estes vagabundos vão lá pra se chapar, encher a cara, não tão nem aí e nem sabem o que na pista... só querem azucrinar achando que vão esconder os problemas de uma semana ou da vida...

    QUE CONTINUE ASSIM ACERGS ! AGORA SÓ FALTA UM TELÃO PARA O PERNA SABER O QUE SE PASSA NO TALA E NA 9 !

    HEHEHEHEHEHEHHEHEHEHHEHE

    ResponderExcluir
  6. Fabiani C Gargioni #2710 de agosto de 2013 às 17:40

    Grande decisão Niltão, aqui em Sc a "palhaçada" continua e os retardados só escutam merda...

    ResponderExcluir