quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Ford Focus da MC Tubarão fez shakedown, nesta quarta, no Velopark

Ford Focus é o novo carro da MC Tubarão para o Endurance

Uma das equipes gaúchas que mais constrói novos carros de corrida, sempre com muita competência. Assim pode ser definida a equipe MC Tubarão, de Campo Bom, do patriarca Carlinhos de Andrade, ainda em atividade, e dos filhos Tiel (piloto), "Né" (chefe de equipe) e "Denti" (chefe dos mecânicos). Além do famoso protótipo MC Tubarão, a equipe vem colocando na pista carros novos de turismo da Endurance com frequência: Volvo C30, BMW M3, Audi A3... E, agora, é a vez de um carro nacional: um Ford Focus.


Assista à matéria sobre o teste do Focus

O carro fez seu primeiro treino (shakedown) nesta quarta, no Autódromo Internacional Velopark, em Nova Santa Rita, e o Blog do Passatão acompanhou com exclusividade. A estréia será na 4ª etapa do Gaúcho de Endurance, no Autódromo de Santa Cruz do Sul, no próximo dia 25, e competirá na categoria V do certame (carros de turismo aspirados até 2100cc).


"Bocão" característico dos Ford modernos

Algumas partes de fibra foram usadas para aliviar peso


Falta, ainda o defletor traseiros e ajustes no pára-choque

A configuração do carro é muito próxima a do Volvo C30 da equipe, que já vem competindo com bons resultados há mais de três anos, sendo a principal diferença o câmbio, que era manual no Volvo: "O Focus é praticamente igual ao nosso Volvo, motor Ford Duratec 2.0, tudo igual, a única diferença é o câmbio, agora sequencial Sadev, o mesmo utilizado no (campeonato) Fiat Linea. Em relação ao tempo (de volta) não deve haver muita diferença, pois o câmbio do Volvo era bem escalonado." - disse "Né" Andrade.

Motor Duratec 2.0 16v fica inclinado

Cockpit

ECU Pro Tune PR440 comanda o motor

Painel TDL 4.3 Pro Tune mostra e grava as informações

O carro conta com motor Ford Duratec 2.0 16v, injeção eletrônica PR440 e painel com datalogger TDL 4.3, ambos da Pro Tune (tecnologia de nível internacional, fabricada no Rio Grande do Sul), câmbio sequencial francês Sadev de 6 marchas, rodas aro 17" ATS Motorsport, pneus slick Yokohama Advan 245/640 R17, freio a disco nas quatro rodas, amortecedores KW.

O experiente Carlinhos de Andrade foi o piloto de teste

O casco do chefe

Equipe trabalhando bastante no carro

Pessoal da Pro Tune fazendo ajustes no dash

Na pista, o treino foi típico de um carro que anda pela primeira vez: com o experiente Carlinhos de Andrade no comando do carro, cada ida para a pista duravam poucas voltas, pois é quando se detecta os ajustes necessários, precisando de pit stops mais longos para correções. Foram feitos, basicamente, ajustes no sistema elétrico, suspensão, freios e configuração da injeção eletrônica.

Contornando o miolo

Freada da reta oposta

Rápido mergulho da curva 1 do Velopark


O desempenho do carro deverá ficar por volta de 1:07 no Velopark, e de 1:13 a 1:15 por volta, em Tarumã, estimativa que faço tomando por base os tempos do Volvo, que tem configuração parecida. Nas andadas de hoje, mesmo com muitos ajustes e implementações a serem concluídas, o carro já virou tempos razoavelmente competitivos. Faltam, ainda alguns detalhes aerodinâmicos de pintura e adesivagem, e alguns ajustes mecânicos.

O carro fará sua estréia apenas com Carlinhos de Andrade na pilotagem, na prova da 4ª etapa do Gaúcho de Endurance, no formato de três baterias de 40 minutos. Vejamos o desempenho da barata!

9 comentários:

  1. Usar câmbio sequencial em uma categoria de turismo nacional é meio fora da realidade. Desse jeito os custos da categoria vão subir ou o grid vai começar a diminuir...

    ResponderExcluir
  2. Afu!! 2 portas? é um monobloco de RS? :p

    ResponderExcluir
  3. Este carro é um 4 portas onde as portas traseiras ficaram fechedas pela nova peça de fibra!

    Sobre o custo ficar elevado da categoria 5, lembramos que foi criada a categoria 6 para carros 1.6 e quase sem modificações!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Carlinhos, Né, Tiel e Denti e todos da Equipe Tubarão que se empenharam ao máximo para levarem este maravilhoso carro às pistas. É grande a minha simpatia pelo Focus com propulsor Duratec: com a excelente preparação que recebeu sem dúvidas será uma grande atração nas pistas.

    ResponderExcluir
  5. VEJAM TUDO ISSO PARA VIRAR IGUAL QUASE AO PASSAT DO MARIANTE DA CLASSIC..... OU A CLASSIC TA MUITO RAPIDA OU NÃO TA ADIANTANDO TODA ESSA PARAFERNALIA TECNOLOGICA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parafernália tecnologia é para quem sabe usar... me parece que não teu caso...

      Excluir
  6. Cambio sequencial? Na categoria V? Não acham que é muita tecnologia para o nivel que é o campeonato e os carros da categoria?

    É muito investimento para uma categoria que os carros valem 15/20 mil reais no maximo. Sabemos que os clientes de voces tem dinheiro para investir em carros,mas que invistam em categorias tops,tipo GT,Mercedes,Posrche,etc,e nao inflacionar uma categoria regional disputada por AMADORES que amam corridas. O nivel de vocês é profissional,muito acima das equipes desta categoria.

    Voces podem até demorar um pouco para acertar esse carro,mas quando acertarem vão ganhar de todos com a mão nas costas,e aí quem quiser vencer voces,vai ter que investir muito..e aí ja era a categoria V,que é a melhor atualmente do Endurance Gaucho.

    E parabens para quem faz o regulamento,deixar carros nacionais usando cambio sequencial é 'JENIAL'...depois a categoria despenca o numero de carros e voces nao entendem porque aconteceu...

    ResponderExcluir
  7. Qualquer Anônimo é igual a um inútil, frustrado e incompetente!!
    Sem mais.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo,

    Pelo que me parece vc é um extremamente frustrado. Um pobre coitado que não tem condições de correr ou fazer um carro como este!!! Procure pilotos que queiram pilotar qualquer no RS, você não encontrará... Deixe este equipe trabalhar e crescer....
    Pois é somente esta equipe que vejo ter destaque nacional.

    Identifique-se, pois assim creio que suas críticas possam ter alguma valia ou fundamento...
    Lamento, mas pelos seus comentários ou vc toma ferro do Tubarão ou não sabe NADA!!!!

    OK...

    ResponderExcluir